Racionais Mc’s – Cores & Valores (2014)

Cores_&_Valores
Origem:
Brasil
Gênero(s): Rap, Hip Hop Alternativo
Gravadora: Radar Records

Após 12 anos de espera, um dos maiores grupos brasileiros de rap, os Racionais Mc’s, dão aos fãs seu mais novo álbum: Cores & Valores. O álbum em pouco tempo de lançamento já vem recebendo críticas negativas dos fãs, e sinceramente, foi isso que me chamou atenção no novo trabalho do grupo. Cores & Valores é um álbum totalmente diferente de todos os anteriores do grupo, para começar o álbum tem um total de 15 faixas e uma duração de 30 minutos, o principal fator de reclamações acima do lançamento.

Quem conhece o grupo sabe que quase todos os trabalhos dos Racionais atingiam mais de uma hora de duração e as músicas as vezes passavam ou chegavam perto da marca de dez minutos. O disco é de certa forma “divido”, como se fosse um LP, há as faixas do lado A e as do lado B, e é assim que as faixas são distribuídas aqui. No nosso “Lado A”, temos vinhetas e rápidas músicas, que batem a marcação de 24 segundos a 2 minutos, para “montar” a música Cores & Valores/Somos o que Somos”. São beats e samples crus, simples e sem muita variação, inspirados no hip hop americano, talvez.

Ainda temos faixas como “Eu Compro”, que fala sobre a ostentação que muitos rapper e mc’s brasileiros vem fazendo, tanto em suas letras como em sua personalidade. Outra faixa interessante é “A Escolha que Fiz”, que fica sobre a voz de Edi Rock contando a história de um assaltante. Nosso “Lado B”, é bem diferente do que vamos ouvir sobre o conceito de “Cores & Valores”, são beats com um tom mais funk e soul, variados e mostrando o grupo relembrando acontecimentos de sua longa carreira no cenário do hip hop brasileiro.

Em “A Praça”, o ouvinte é recebido pelas vozes de repórteres como William Bonner, e a letra fala sobre o caos na Praça da Sé em 2007, quando o show do grupo na Virada Cultural acabou em confronto com a PM e o público. Temos ainda “O Mal e o Bem”, que foi minha faixa predileta do álbum, é a mais longa com exatos 5 minutos, é bem soul e fala sobre o encontro de Edi Rock e KL Jay nos anos 90. Temos também “Quanto Vale o Show?”, o primeiro single do álbum, que foi o que fez a maioria dos fãs terem críticas negativas sobre o álbum. Ela conta com o sample de “Gonna Fly Now”, tema do clássico filme de Sylvester Stallone, Rocky. Temos ainda “Você Me Deve”, com uma batida boa para dançar e um sample interessantíssimo. Por último, o disco fecha com “Eu Te Proponho”, uma letra romântica cantada por Mano Brown.

Cores & Valores certamente é um álbum bem diferente comparado ao resto da discografia dos Racionais Mc’s, mas isso não é um ponto ruim. O disco mostrou inovação e um amadurecimento gigantesco na musicalidade do grupo, provando que eles ainda podem fazer um bom trabalho mesmo após doze anos. É um disco curto, direto e enigmático, mas que tem o seu charme. É um novo passo na carreira do grupo e com certeza está sendo julgado de forma errada. Eu recomendo que escutem bem antes de criticar, pois é óbvio que todos querem que o grupo lance músicas que sejam clássicos instantâneos como “Negro Drama” e “Vida Loka II”, mas é melhor esperar, com o tempo tenho certeza que pode ser considerado um clássico pois a inovação e amadurecimento contidos aqui são incríveis, é com certeza um dos melhores álbuns de rap que já ouvi, e com o tempo é provável que tenha seu marco na carreira dos Racionais.

Sem título-19

2 pensamentos sobre “Racionais Mc’s – Cores & Valores (2014)

  1. Opiniões são exclusivas de cada um, e devem ser respeitadas acima de tudo…. Mas sua visão sobre esse novo álbum dos Racionais é igual a visão de alguns outros criticos que vi por ai ou seja, descrevem dezenas de motivos para as pessoas acharem interessante esse novo trabalho do grupo, mas a verdade é que não é!!! Querer romantizar essa produção comparando com os velhos bolachões é pouco demais… Chega a ser utopia de sua parte achar que no futuro esse Cd será considerado um clássico…. Na minha opinião, no futuro esse álbum será esquecido, e música nenhuma estará tocando na casa ou nos carros das pessoas, assim como tocam as músicas de seus álbuns anteriores….. Por fim, achei bem irônico você endeusar e encher de elogios esse álbum de faixas curtas, e no final salientar que sua música preferida é justamente a mais longa…… Pode ter certeza que 90% das pessoas que gostaram desse Cd, também acharam “O Mal e o Bem” a melhor faixa do álbum, por que será heim??? Será porque é a única faixa que é literalmente uma música, e não pseudo-músicas com cara de intros, que precisam ser encaixadas uma nas outras para expressar uma ideia!!!

    • Bom, mais de sete meses depois que fui ver esse comentário aqui. Primeiramente, obrigado por comentar e expressar a tua opinião, isso sempre é bom.

      Segundo, sim, rasguei elogios ao álbum e certamente acho ele bom. Mas a duração não faz uma música boa. Em nenhuma parte do texto eu citei que “O Mal e o Bem” era minha música favorita pela duração. Mas se quiser saber, a produção, as batidas de funk combinadas com a de soul e a letra que fizeram dela minha faixa preferida.

      Não vejo problema na duração das músicas, Tiago, eu sou fã de Grindcore e Death Metal, gêneros que, geralmente (principalmente o Grind), muitas músicas não atingem a marca nem mesmo dos dois minutos. Quer um exemplo? Prowler in the Yard do Pig Destroyer, é um excelente álbum de grindcore, um dos melhores já lançados no meio. Um clássico absoluto. Minha faixa preferida do álbum se chama “Snuff Film at Eleven” e ela tem 1:10.

      Como eu já disse, duração não faz a qualidade da música, mas a letra, melodia, produção e vocais sim. Foi o que analisei não só em “O Mal e o Bem”, mas também no disco inteiro. Enfim, novamente, valeu por comentar e espero que tenha te passado meu raciocínio. Dá uma olhada nas outras resenhas do blog, tu pode gostar.

      Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s