Como ouvir um álbum

porcupine Tree recordings

O título é pretensioso (isto é inegável), entretanto é percebível que muitas pessoas não sabem como ouvir um álbum, principalmente o público mais novo – mas isto não se mantém apenas para a juventude. Pergunte a adolescentes, jovens adultos e outras faixas etárias como escutam um álbum. A maioria das respostas serão:

“Eu não ouço álbuns. Eu ouço músicas individuais.”

Essas pessoas que dizem isso provavelmente não cresceram ouvindo discos completos, ou pelo menos ouviam em CDs piratas feitos pelos amigos, vizinhos, parentes ou comprados de alguém que nunca tenham visto em sua vida, fazendo com que não apreciam um álbum por completo, pelo seu encarte e sua arte. É compreensível. Eu cresci com CDs piratas (antes da popularização do MP3), pois meu querido pai me influenciou a pirataria, por ser mais barato e acessível, já que tudo que ele gostava poderia ser comprado de forma mais simples do que em lojas e seus preços abusivos.

Algumas destas pessoas podem até ter discos originais guardados em suas humildes residências. Como adquiriram? Ou receberam de presente ou compraram. Quem comprou os discos comprou de seus artistas favoritos, o que não há nada de errado com este fato. O problema é ouvir apenas os discos completos dos teus músicos aclamados, que você idolatra e ama. E antes que o autor deste texto seja mal interpretado, não digo para sair comprando CDs originais (faça isso somente se desejar colecionar). Se estiver interessado em como aprender a ouvir um álbum, é necessário saber porque é melhor ouvir um álbum do que ouvir músicas individuais.

É melhor porque você entende o contexto sonoro que a banda/artista quis passar naquela(s) música(s) que você tanto gosta. Permite você se aprofundar naquilo que a banda/artista recebeu influências e perceber se ele é criativo, experimental, bom, ou se ele é na verdade repetitivo, cansativo, irritante e sem talento algum e você esteve superestimando ele por tanto tempo, fazendo você parecer um idiota. Porém também vale para grupos que você nunca foi fã. Já parou para escutar direito aquelas músicas que seu amigo tanto te recomenda, só que você não gostou delas na primeira vez que ouviu? Já pensou em ouvi-las novamente? Já pensou em ouvir com mais calma, paciência e tentar compreender aquilo que está entrando em teus ouvidos? Pois deveria.

Já teve alguma música que você escutou na primeira vez e disse: “Essa música é excelente!” Mas quando tu mais escutava a música, mais tu achava a música ruim? E já aconteceu o oposto com você, onde aquela música que você considerava ruim, simplesmente tornou-se magnífica com o passar de audições extras? Ou até mesmo uma música que você considerava ótima ficou ainda melhor quando mais tu ouvia ela? E o oposto, onde aquela música ruim ficava cada vez pior? É assim como funciona quando escutamos música. Quando mais ouvimos, quando mais prestamos atenção a música, mais nós nos aprofundamos e percebemos detalhes que antes passavam totalmente despercebidos.

É desta forma que devemos ouvir um álbum: repetir ele de novo e de novo. Ouvir quantas vezes for necessário para digerir o que é transmitido. Entretanto, não basta ouvir ele inúmeras vezes, esperando que ele magicamente será transferido em sua mente. É preciso atenção, como se estivesse lendo um livro. Se estivermos fazendo inúmeras atividades simultâneas, o que você está ouvindo passará despercebido. E, principalmente, ouça música sem ideias pré-estabelecidas. Quanto mais limpa sua mente estiver perante um disco, melhor será a experiência ao ouvi-lo. Se aquela música tiver 10 minutos, sendo totalmente incomum para seu gosto, ouça-a de mente aberta. Talvez essa música possa ser a sua música favorita.

king-crimson-476-lAgora pegue aquele disco em MP3 que você tem guardado em seu computador que seu amigo tanto pediu para você ouvir, porém não gostou e ouça-o quantas vezes for necessária, pois quando você digerir, você poderá opinar sobre ele, sendo capaz defender ou criticar o disco. Se não tem amigo para recomendar a ouvir discos, então lhe darei duas recomendações influentes e incríveis. Se você gosta de Rock, mas quer algo mais além do que você ouve nas bandas consideradas como clássicas, como AC/DC, Nirvana e Guns N’ Roses, ouça o disco de estréia do grupo britânico King Crimson, In The Court Of The Crimson King, lançado em 1969. Combina elementos de Jazz, Folk, Música Clássica com uma execução impecável em um dos álbuns mais importantes dDepeche_Mode_-_Violatoro Rock Progressivo. Se quiser ir além do Rock e partir para algo diferenciado, como música eletrônica, mas que fuja daquela música repetitiva e comum que você encontra em baladas, ouça o aclamado disco do Depeche Mode, Violator, de 1990. Músicas com ótimas batidas em uma sonoridade “dark” fazem deste álbum inesquecível e marcante. Se ouvir os dois, melhor ainda. Porém lembre-se: quanto mais você ouvir, melhor será sua opinião sobre determinado álbum e mais profundo será seu entendido da obra.

Um pensamento sobre “Como ouvir um álbum

  1. Eu era muito de ouvir músicas individuais, até que comecei a baixar álbuns completos pra conhecer mais sobre os artistas. E hoje, prefiro ouvir álbum completo.

    O álbum “A Thousand Suns” do Linkin Park me fez ter um gosto à mais por isso, principalmente por ser um álbum conceitual, fazendo as músicas serem conectadas, de alguma forma, umas as outras. E fora as músicas, o álbum tem toda uma arte especial e história, além de várias referências (como bomba nuclear e os campos de concentração da guerra).

    Depois disso comecei a me interessar mais sobre os álbuns, as referências, arte, e até o modo como foi produzido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s