Jimmy Cliff – Sacred Fire (2011)

Origem: Jamaica
Gêneros: Reggae, Ska
Gravadora:  Collective Sounds

Após longos sete anos sem lançar nenhum trabalho, a lenda jamaicana do Reggae Jimmy Cliff retorna com este EP cheio de energia positiva e um disco bacana. O homem que acabou sendo mais conhecido por suas atuações em filmes como The Harder They Come (Balada Sangrenta em nosso Português) e é o menos compreendido de todos os grandes mestres do Reggae, tendo sido acusado de abandonar as origens Rastas, porém é respeitado por ter sido o primeiro a abrir as portas do sucesso ao reggae na Europa e no resto do mundo. Bem, vamos ao “recheio do bolo”.

O EP contém cinco faixas e uma duração próxima dos 19 minutos, temos uma grande diversidade musical aqui. Muitos sons extravagantes que juntos fazem canções curtas como a Pop “Ruby Soho”, a canção crítica que inicia o álbum e que gruda fácil, “Guns Of Brixton”, e a menos interessante do álbum “Ship Is Sailing”, mas ainda sim é bem cativante. “A Hard Rain’s a-Gonna Fall”, composição mais longa do trabalho com mais de seis minutos é uma canção com um refrão grudento, porém cansativa e não começa tão legal como a primeira faixa do EP. Seria bom encurta-la. Para encerrar o disco temos “Brixton Version”, que chega a ser meio apagada e não é o melhor final e não é daquelas que gruda em você, mas pela já citada diversidade musical que faz da canção boa, ou melhor dizendo, uma nova versão de “Guns Of Brixton”.

Com este lançamento, dá para se dizer que é um bom disco mesmo após longos sete anos sem lançar algo novo, Jimmy Cliff, e nós brinda com musicalidade e composições de bom gosto, apesar de alguns defeitos. Este EP é altamente recomendado se você está gostando de Reggae e quer ouvir algo a mais além de Bob Marley e aquele Armandinho. Se você já está acostumado com o Reggae, uma audição lhe fará muito bem, agora, se você não tem aquele “jeitinho jamaicano”, é recomendado ouvir algumas vezes a mais se quiser ter uma ótima recompensa. Agora é só esperar por Existence, novo disco de Cliff que será lançado esse ano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s