Lenine – Chão (2011)

Origem: Brasil
Gêneros: MPB, Rock Alternativo, Rock Progressivo
Gravadora: Universal Music

Chão é nome do oitavo álbum de estúdio de Lenine. É um disco que contém 10 faixas e é de pequena duração, durando algo em torno de 28 minutos e requer certas audições extras para absorve-lo completamente. O homem que é formado em letras mostra em seu disco um trabalho sólido com sons da natureza que estão por todo disco e que emendam umas as outras que como costuma ele mesmo dizer, formam juntas uma suíte, como uma única canção de Rock Progressivo.

Faixas como “Amor é pra quem ama” e “Uma canção e só” fazem o trabalho melódico de uma maneira excelente, sendo o primeiro algo mais puro e limpo, enquanto a segunda chega a ser mais densa e incrivelmente atmosférica. Lindas canções. Enquanto faixa como “Se não for amor, eu cegue”, “Tudo que me falta, nada que me sobra”, a faixa-título e “Envergo mas não quebro” fazem bem ao lado alternativo de Lenine. Entretanto, “Malvadeza” é uma das canções mais chatas do ano de 2011, tendo uma péssima e irritante interpretação por Lenine. “De onde vem a canção” não é das melhores faixas do disco, mas não é de todo mal e guia para o fim do disco, “Isso é só o começo”, que começa de maneira muito parecida a faixa-título. É um final estranho, que soa como se Lenine planejasse algo a mais para o futuro. É um fim diferenciado e até bom.

Apesar de ser um disco um pouco difícil de absorver, Chão é um bom álbum com seus lados fortes e outros chatos e fracos, mas que não prejudicam de forma grave o lançamento do oitavo álbum de Lenine. Tem bastante experimentação de sons naturais e bem diversificado e as vezes simplórios. É um bom álbum e que vale a pena ser escutado repetidas vezes, mas não é aquela obra-prima, aquele disco sensacional e magistral que você deverá ter em sua estante por obrigação, mas se você gosta de música nacional feita com qualidade e até “brega” em certa forma, Chão é recomendado a você.

5 pensamentos sobre “Lenine – Chão (2011)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s