Toto – Toto IV (1982)

Origem: Estados Unidos
Gênero: Pop Rock
Gravadora: Columbia

O quarto álbum da consagrada banda Toto, Toto IV, produzido pela própria banda, foi o disco que colocou o grupo no topo das paradas, com sucessos como Rosanna e Africa, recebendo diversos prêmios como álbum do ano e produtor do ano, e para ser sincero, Toto sempre foi uma banda que eu tive respeito, mas nunca tive tempo de ouvir algo deles. Resolvi dar uma chance ao grupo e escolhi o disco que levaram ao sucesso, Toto IV. O que eu quero saber é porque eu não fiz isso antes?

O disco começa com o clássico Rosanna, e a única coisa que posso dizer sobre essa música é o quão incrível é! Algo difícil de dizer, mas ela é a melhor faixa do disco. Tudo soa perfeito! Parece magia! O trabalho da dupla de vocalista Bobby Kimball e Steve Lukather é sensacional. É espetacular, cativante, empolgante e dá aquela vontade de ouvir mais vezes até pular para a segunda faixa, que é Make Believe. Essa faixa só mostra o quão talentoso é esse grupo. O vocalista da faixa, Kimball, encaixa perfeitamente com o instrumental, que também é perfeito. A terceira faixa é I Won’t Hold You Back, uma linda balada, solos incriveis, arranjos lindos e vocais belos do guitarrista Lukather, apesar de eu prefeir Kimball a ele. Good For You vem empolgante com a linda voz de Kimball e ela encanta. Tudo encaixa perfeitamente, tudo. Depois vem It’s A Feeling, cantada por Steve Porcaro, excelente tecladista, e canta bem. Possui uma voz bonita, mas não é o cara que eu gostaria que a canta-se. Lukather ou Kimball ficaria mais empolgante ou belo. É uma boa música, mas se for comparar com as demais canções, ela pode ser classificada como a mais fraca. It’s A Feeling encerra o primeiro lado do disco.

O segundo lado do disco começa com a empolgante Afraid Of Love, cantada por Lukather. Aqui Lukather soa muito bem com o impecável instrumental, que me surpreende a cada momento com sua complexidade e ao mesmo tempo de fácil assmilação. Essa é a faixa mais pesada do disco, se assim posso dizer. Após ela temos Lovers In The Night, cantada pelo tecladista David Pinch. É uma música incrível assim como as demais, e bem cantada pelo tecladista, que fazendo um excelente trabalho em seu instrumento e em seus arranjos. A faixa que sucede esta é We Made It. Seu nome me lembra o clássico e épico We Are The Champions do Queen, mas não é um um épico, infelizmente, mas clássico talvez sim. Kimball canta e arrasa com seu timbre e a música é daquelas grudentas, mas além disso, ela te faz um bem incrível. Waiting For Your Love é a seguinte e é cantada novamente por Kimball. Uma música pop bem trabalhada. O instrumental é impecável. Muito bem construído e casando muito bem com o vocalista. A última faixa é a famosa Africa, cantada por Paich, que encerra esse excelente disco. Seu começo é interessante, lembrando um lugar tropical. É uma música incrível, possui uma mágica inexplicável, um sentimento único, encerrando o álbum com classe.

O que posso dizer é que Toto IV é um dos melhores discos que eu já escutei, e mesmo eu não sendo fã do gênero, ele me cativou. É um excelente disco para você ouvir a qualquer momento e ótimo para recomendar para os amigos, até para aqueles que gostam de um metal pesado e bruto. Se você nunca escutou Toto, escute agora, e se possível, compre!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s