Porcupine Tree – Lightbulb Sun (2000)

Origem: Inglaterra
Gênero: Rock Progressivo
Gravadora: Snapper

Em 2000, época do lançamento do disco, Steven Wilson, o membro fundador e produtor do Porcupine Tree deixa esse comentário muito curioso: “The quickest album we ever made and we all feel our best work to date.” Porcupine Tree é uma das bandas que mais vem me conquistando ultimamente e esse disco é um deles, que me conquista e faz afirmar que eles são os Beatles da atualidade, em minha opinião. O disco foi feito em apenas três meses, e nesse curto período de tempo, temos excelentes músicas, que chega a ser difícil dizer uma música favorita.

O disco possui passagens empolgantes como a faixa título, que inicia o disco, lindas passagens e um som que pode até ser considerado pop, não que isso seja ruim, claro. A faixa que menos me empolga é Last Chance To Evacuate Planet Earth Before It Is Recycled. A ideia dela é ótima, mas sua execução não me agradou, e até poderia ser deixada de fora do disco. O interessante deste disco que após a faixa The Rest Will Flow, o disco se torna experimental. O lado experimental começa com Hatesong, aí as coisas começam a ficar muito interessantes, com solos muito bem trabalhados e maduros. Quem queria ouvir algo um pouco mais pesado desse disco, você pode ter certeza que a partir Hatesong em diante as coisas ficam incríveis.

Uma decepção que eu achei foi Russia On Ice. É uma música longa (a maior do disco com mais de 13 minutos) e complexa, muito bem trabalhada, mas ela não faz o ouvinte querer ouvir-la por completo, querendo que ela termine logo e vá para a próxima faixa. Ela tem seus bons momentos? Sim, mas ela não cativa o ouvinte. Após esta faixa, Feel So Low encerra o disco. É uma linda música, mas não seria a certa para encerrar o disco. Tive a sensação de que eles já sabiam que iam fazer o ouvinte se sentir desempolgados com Russia On Ice, então decidiram fazer Feel So Low uma música para botar o ouvinte para dormir. É uma boa faixa? Sim, mas não deveria encerrar o álbum, e não deveria vir após Russia On Ice.

Lightbulb Sun é um excelente disco, com um lado pop e cativante e com um lado experimental e complexo. O lado pop é o que mais se destaca, com canções cativantes, empolgantes e lindas. Já o lado experimental é muito difícil de ser digerido, mas com tempo você irá admirar-lo. Se você quer começar a ouvir um disco do Porcupine Tree ou se você gosta de Rock feito em excelente qualide, Lightbulb Sun é uma excelente escolha.

Um pensamento sobre “Porcupine Tree – Lightbulb Sun (2000)

  1. Pingback: Porcupine Tree – Fear Of A Blank Planet (2007) « Images & Words

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s